segunda-feira, fevereiro 20, 2012
Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura.
Hebreus 6.19a


A mais conhecida crise econômica da história moderna ocorreu de 1929 a 1933, quando esforços e economias de vidas inteiras sumiram como bolhas de sabão. As pessoas entraram em pânico ao se ver repentinamente na miséria e alguns até se suicidaram.

Quanto ou o que cada um precisaria perder para não ter mais nenhuma esperança? Pensar nisto me fez revisitar meus valores e repensar quais seriam meus tesouros mais queridos. Na verdade, nossos tesouros podem variar muito: bens materiais, saúde, pessoas amadas, beleza, juventude e o que mais? O maior tesouro de cada um é aquilo sem o qual não vale mais a pena viver.

O ser humano sempre vai pra onde seu coração já foi ante e, conforme Mateus 6.21, "onde estiver o seu tesouro também estará o seu coração". Ora, se toda minha confiança estiver em determinado bem, quando ele se for levará junto minha mente (chamado na bíblia de "coração"), e lá irei eu atrás dele, janela abaixo. Então, o que "segura a barra" quando tudo desaba?

Navios dependem da âncora, que ali está principalmente para a hora da tempestade, quando fixa a embarcação e impede que ela seja destruída. Aqueles que optaram pelo suicídio depois da  crise de 29 fizeram isso porque perderam a esperança que era a âncora de sua alma. No texto de hoje (Hebreus 6.19a) o escritor fala dessa âncora, uma habitação para o coração que , firmada além das circunstâncias, faz toda a diferença. Que esperança é essa? Veja o contexto: as promessas de Deus.

Ser cristão não é "seguir uma religião! e tentar obedecer a um punhado de regras de "não pode", tentando agradar a divindade para ver se consegue um lugarzinho melhor no céu, ou quem sabe uma "mãozinha" divina nos afazeres daqui. Seguir Jesus Cristo é exatamente aprender a viver neste mundo usufruindo as circunstâncias sem delas depender - porque o coração está mais firma, firmado nas promessas de Jesus.

As promessas de Deus são uma âncora que nos segura nas tempestades da vida.


Livro Pão Diário

Um comentário:

  1. parabéns pelo blog e pelas mensagens, ja ta adicionada, e ja coloquei sua banner como parceira no meu blog.
    htpp://domingosmassa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz e deixe a sua opinião! Obrigada pelo recado e que Deus te abençoe!

Pesquisa aí!

Quem sou eu

Minha foto
Uma jovem que percebeu que não podia fazer nada sem Deus.
Tecnologia do Blogger.

Faça Parte!